Web Rádio Chiado de Chinelo

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Com amor, o evento EREIPA se encerrou

A última mesa-redonda (A Educação Popular em Saúde: trajetórias e desafios) do EREIPA contagiou o público com reflexões sobre educação popular. A Profº Kátia Suely falou sobre seu projeto de extensão em fisioterapia que atua nas comunidades na cidade de João Pessoa. Ela traçou um histórico do projeto e destacou suas principais evoluções e mudanças, dentre elas a visão de preservação das pessoas assistidas e suas reabilitações, além da aproximação dos estudantes com os sujeitos, mudando suas concepções das práticas de saúde, relações pessoais e adequação ao contexto local. O projeto intitulado "Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família", busca conhecer as raízes dos problemas de saúde de determinada comunidade, conhecer as formas que as pessoas elaboram estratégias para enfrentarem os problemas de saúde, e executa uma educação dialógica, respeitando os saberes dos sujeitos. Para a professora, foi um processo de aprendizagem sua relação com a realidade deles. A partir do reconhecimento das habilidades e capacidades dos sujeitos da comunidade, a troca de saberes é desenvolvida.

O segundo expositor foi o Profº Eymard Mourão, que trouxe uma reflexão da educação popular através do significado do 'amor'. A paixão pelo trabalho social promove um melhor desempenho das atividades e maiores resultados. Durante a exposição ele citou vários filósofos que discutiam sobre o amor, citando  o tratado do amor de Platão.

A terceira expositora, Profª Maria Francilene Leite, discorreu sobre sua experiência na extensão em educação popular, quando participou do projeto "Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família" em 2010. Para ela, as visitas às casas não eram apenas para tratar de saúde, "mas ajudar àquela comunidade no sentido de ouvir suas necessidades, problemas, respeito, havia uma aproximação entre nós", disse.

Ao abrir espaço para o público, muitos estudantes reafirmaram sua paixão em fazer parte de um projeto de extensão e ressaltarão que para realizar o trabalho é preciso amor. O evento encerrou com o lançamento de um livro digital intitulado: "Face a face com os populares- dobrando as subjetividades citadinas", apresentado e organizado pelas Professoras Zélia Maria de Arruda Santiago e Keila Queiroz e Silva e construído com artigos do grupo Pet Conexões de Saberes, do PIATI.

Todos os GT`S foram muito bem prestigiados com temáticas sobre Educação Ambiental, com a coordenação da Profa. Silvana Eloísa Ribeiro, Educação Intergeracional, profa. Zélia Maria de Arruda santiago, Educação Patrimonial, profa. Keila Queiroz e Silva e Educação Popular com a coordenação das professoras Patrícia Alves e Lindaci da UEPB.

O evento foi marcado também pelas Estações patrimoniais sobre a História da Paraíba, mais especificamente sobre a Revolução de 1817 no estado, com a coordenação da historiadora Eliete de Queiroz Gurjão Silva e seus orientandos no projeto "Antes que se apague completamente...". A segunda Estação foi sobre a História de Campina Grande e a história do bairro das Malvinas, bem como a exposição de seu patrimônio cultural, com a coordenação da historiadora Keila Queiroz e Silva.

Mariana Ramos Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário